USP revela um possível novo medicamento contra câncer de pulmão

Ainda em fase de testes, o medicamento experimental se mostrou capaz de inibir a proliferação de tumores em modelos celulares.

Cognys

  • 02/12/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Um novo possível fármaco para tratamento do câncer de pulmão está sendo estudado por pesquisadores da USP. (Fonte: iStock)

Um estudo brasileiro, publicado em uma importante revista científica, encontrou um possível novo medicamento para o tratamento do câncer de pulmão: o composto NT157. O estudo foi conduzido pelo Laboratório de Biologia do Câncer e Antineoplásicos do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

“É a primeira vez que o NT157 é estudado para o câncer de pulmão. Com esse estudo, obtivemos a prova de que é um medicamento eficaz, pois ele interrompe a IGF-1, uma via celular que proporciona o crescimento dos tumores, e inibe a expressão de genes da via AXL, que proporciona o desenvolvimento de resistência aos medicamentos – inibição essa que detalhamos em primeira mão”, explicou o professor e coordenador do estudo, João Agostinho Machado-Neto.

No entanto, os pesquisadores explicam que ainda são necessários mais estudos para avaliar a eficácia e segurança do NT157 em seres humanos. Para isso, será necessário validar os resultados em modelos animais. Além disso, estudam-se formas de aplicar o medicamento diretamente no pulmão, via inalação, para evitar possíveis efeitos adversos da circulação do fármaco por outros órgãos.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: Veja