Unicamp desenvolve primeiro atlas integrado de células do pulmão humano

Equipe da FCM-Unicamp criou material com base na análise dos transcritos de mais de 130 mil células.

Cognys

  • 05/04/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Unicamp desenvolve primeiro atlas integrado de células do pulmão humano. (Fonte: UOL)

Uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp possibilitou o desenvolvimento do primeiro atlas integrado de células do pulmão humano. A equipe contou com o apoio de pesquisadores do Centro de Engenharia e Ciências Computacionais.

Através dele, os pesquisadores puderam observar melhor os efeitos do novo coronavírus no pulmão humano. A equipe observou que as proteínas das vias aéreas de inflamação, coagulação e controle de pressão arterial também estão presentes na subpopulação de células pulmonares. É neste último grupo que ocorre a troca de oxigênio por gás carbônico e que é um dos principais alvos do novo coronavírus.

De acordo com Licio Augusto Velloso, professor titular da FCM-Unicamp e coordenador da pesquisa, "O estudo foi o primeiro a demonstrar que a mesma subpopulação de células pulmonares que expressa grande quantidade da proteína que serve como receptor do Sars-CoV-2 [ACE-2] também expressa grande quantidade de proteínas regulatórias da inflamação, coagulação e pressão arterial. Isso pode explicar por que o vírus é capaz de causar simultaneamente danos em todos esses sistemas, colocando em grande risco a vida das pessoas infectadas".

Link da notícia completa, clique aqui.

COGNYS
MEDICINA
coronavirus
covid19
pandemia de coronavirus
atlas
fonte: UOL