Rio de Janeiro inicia a distribuição de doses para crianças de 5 a 11 anos

A previsão é que a partir de segunda-feira (17), todos os municípios do estado possam dar início à imunização.

Cognys

  • 14/01/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
A imunização desse público ocorrer será necessária a autorização dos pais, aponta Ministério da Saúde. (Fonte: iStock)

A Secretaria de Saúde (SES) do Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que deu início, nesta sexta-feira (14), à distribuição de 93,5 mil doses de vacina contra a COVID-19, destinadas a crianças de 5 a 11 anos, para todos os 92 municípios. Segundo a SES, a previsão é que a partir de segunda-feira (17), todos os municípios possam dar início à imunização. O recomendado é que sejam vacinadas primeiro crianças com comorbidades e indígenas, seguidas das faixas etárias dos mais velhos para os mais novos.

As vacinas da Pfizer são reservadas para as crianças entre 5 e 11 anos. É válido ressaltar que para a imunização desse público ocorrer será necessária a autorização dos pais. Contudo, caso os responsáveis estejam presentes no momento da vacinação, o termo de autorização por escrito será dispensado. O imunizante tem uma dosagem e composição distinta quando comparada à utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas. A tampa do frasco da vacina terá a cor laranja, para facilitar a identificação das equipes de vacinação e também dos responsáveis. 

Conforme aponta o Ministério da Saúde, ao todo foram encomendadas 20 milhões de doses dos imunizantes. A previsão é de que todas sejam entregues no primeiro trimestre deste ano. Essa é a primeira remessa das 4,3 milhões de doses pediátricas da farmacêutica americana que possivelmente serão entregues ao governo federal ainda este mês. Além das unidades que serão entregues este mês, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março.

Link da notícia completa, clique aqui.

COGNYS
MEDICINA
riodejaneiro
covid19
fonte: R7