Pesquisadores descobrem vírus semelhante ao SARS-CoV-2 em morcegos

O vírus já foi encontrado no leste e sudeste asiáticos, além do Reino Unido, onde foi feito o sequenciamento genômico.

Cognys

  • 20/07/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Rhinolophus hipposideros, espécie de morcego na qual foi encontrado o sarbecovírus, micro-organismo semelhante ao SARS-CoV-2 (Fonte: iStock)

Pesquisadores identificaram um coronavírus semelhante ao SARS-CoV-2 em morcegos do Reino Unido. A descoberta, publicada nesta segunda (19), aconteceu durante análise de amostras fecais coletadas como parte de atividades rotineiras do monitoramento populacional desses animais nas regiões de Somerset, Gloucester e País de Gales. Segundo os cientistas, essa cepa não é transmissível aos humanos e não há registros de que já tenha sido.

O RhFB01, denominado sarbecovírus, foi detectado em 53 amostras de fezes da espécie Rhinolophus hipposideros — também conhecido como morcego-de-ferradura-pequeno — e pertence ao mesmo subgênero do vírus causador da COVID-19. Segundo os pesquisadores, o mesmo vírus já foi encontrado no leste e sudeste asiáticos, onde foram identificados 50 tipos de coronavírus relacionados aos casos de síndrome respiratória aguda grave (SARS, na sigla em inglês).

No estudo, os cientistas detalharam pela primeira vez o sequenciamento genômico do RhFB01 neste tipo de morcego e três características chamaram a atenção: baixo nível de homologia, falta de “resíduos de contato” e diferenças estruturais em comparação com o domínio de ligação ao receptor (RBD, na sigla em inglês) do Sars-CoV e do Sars-CoV-2.

Link para a notícia completa, clique aqui.

COGNYS
MEDICINA
covid-19
morcego
reino unido
fonte: Revista Galileu