Paxlovid deve custar R$ 2.700 nas farmácias brasileiras

Medicamento contra a COVID-19 terá alto custo para público final e poucas unidades no SUS, que só encomendou 100 mil doses.

Cognys

  • 05/12/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Paxlovid deve chegar com preços elevados e pouca disponibilidade no SUS. (Fonte: iStock)

O Paxlovid, medicamento utilizado para o tratamento da COVID-19 recentemente aprovado pel Anvisa, deve chegar às prateleiras das farmácias brasileiras com um custo de R$2.700,00. Além do custo elevado, o governo federal encomendou só 100 mil doses do medicamento para ser disponibilizado no SUS.

Segundo Alexandre Naime, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor de infectologia da Unesp, há uma preocupação que se crie um mercado elitizado. "A indústria farmacêutica, por saber que a encomenda pública é pequena, pediu para vender no privado, o que já foi autorizado e deve chegar às farmácias em dezembro", avaliou.

Naime também disse que em reunião com a equipe de transição do novo governo eleito sugeriu que o novo governo "faça acordos com laboratórios para comprar quantitativos mais elevados". "Agora que tem remédio comprovado e aprovado, tem de usar", avaliou Naime.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: UOL