Nova vacina contra o câncer pode impedir metástase, indica estudo

O imunizante também se mostrou capaz de impedir que os tumores “driblem” o ataque das células T e as NK do sistema imune.

Cognys

  • 27/05/2022
  • 0
  • 0
  • 55
Favoritar
O novo imunizante aponta caminhos promissores na busca de uma proteção eficaz contra o câncer. (Fonte: iStock)

Pesquisadores da Universidade de Harvard, em parceria com outras universidades americanas, desenvolveram um novo tipo de vacina contra o câncer capaz de impedir a defesa dos tumores aos ataques do sistema imunológico. A nova tecnologia já passou por testes em animais e é considerada segura.

Trata-se de um imunizante que induz um ataque coordenado às células-T e as células NK (sigla em inglês para exterminadoras naturais), presentes no sistema imunológico. A ideia da nova vacina é evitar que os tumores “driblem” o ataque das células T e as NK, aumentando a quantidade de proteínas que aparecem na superfície do tumor atacado. Dessa forma, o ataque duplo das células do sistema imune é facilitado.

Em um estudo publicado em uma renomada revista científica, os resultados apontam que a vacina é capaz de promover imunidade protetora inclusive em tumores com mutações de escape. Os autores afirmaram ainda que a vacina é capaz de impedir, também, que o câncer se espalhe para outras regiões do corpo após uma remoção cirúrgica de tumor primário.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: G1