Cognys
Pesquisadores da Universidade de Harvard, em parceria com outras universidades americanas, desenvolveram um novo tipo de vacina contra o câncer capaz de impedir a defesa dos tumores aos ataques do sistema imunológico. A nova tecnologia já passou por testes em animais e é considerada segura.
Trata-se de um imunizante que induz um ataque coordenado às células-T e as células NK (sigla em inglês para exterminadoras naturais), presentes no sistema imunológico. A ideia da nova vacina é evitar que os tumores “driblem” o ataque das células T e as NK, aumentando a quantidade de proteínas que aparecem na superfície do tumor atacado. Dessa forma, o ataque duplo das células do sistema imune é facilitado.
Em um estudo publicado em uma renomada revista científica, os resultados apontam que a vacina é capaz de promover imunidade protetora inclusive em tumores com mutações de escape. Os autores afirmaram ainda que a vacina é capaz de impedir, também, que o câncer se espalhe para outras regiões do corpo após uma remoção cirúrgica de tumor primário.
Link da notícia completa, clique aqui.