Medicamentos para aliviar dor nas costas pode causar dor crônica, diz estudo

O estudo, que ainda precisa passar por ensaio clínico, alerta sobre uso de esteroides e anti-inflamatórios não esteroides.

Cognys

  • 25/05/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
O uso persistente de anti-inflamatórios pode transformar uma dor temporária em uma condição crônica, sugere estudo. (Fonte: iStock)

O uso frequente de medicamentos esteroides e anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, pode transformar uma dor passageira em uma condição crônica, é o que sugere um novo estudo. No entanto, é válido ressaltar que é preciso cautela na generalização dos resultados, uma vez que a pesquisa ainda precisa passar por ensaio clínico.

No novo estudo, os pesquisadores, que já haviam realizado a observação de pacientes e testes em animais, analisaram informações sobre as condições e uso de medicamentos de cerca de meio milhão de pacientes. A equipe estudou 2.163 pessoas com dor aguda nas costas, das quais 461 acabaram evoluindo para a dor crônica. Os resultados revelaram que aquelas que tomaram um anti-inflamatório não esteroide tiveram quase o dobro da probabilidade de desenvolver dor de costas crônica em comparação às pessoas que tomaram outro fármaco ou nenhum.

Para Steven Atlas, diretor de pesquisa de cuidados primários e melhoria de qualidade no Hospital Geral de Massachusetts, o novo estudo ainda não comprova os efeitos a longo prazo. Mas, segundo Atlas, a pesquisa deixa claro que há um mecanismo biológico que diferencia o uso de curto prazo do de longo prazo.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: Folha de S. Paulo