Cognys
O uso frequente de medicamentos esteroides e anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, pode transformar uma dor passageira em uma condição crônica, é o que sugere um novo estudo. No entanto, é válido ressaltar que é preciso cautela na generalização dos resultados, uma vez que a pesquisa ainda precisa passar por ensaio clínico.
No novo estudo, os pesquisadores, que já haviam realizado a observação de pacientes e testes em animais, analisaram informações sobre as condições e uso de medicamentos de cerca de meio milhão de pacientes. A equipe estudou 2.163 pessoas com dor aguda nas costas, das quais 461 acabaram evoluindo para a dor crônica. Os resultados revelaram que aquelas que tomaram um anti-inflamatório não esteroide tiveram quase o dobro da probabilidade de desenvolver dor de costas crônica em comparação às pessoas que tomaram outro fármaco ou nenhum.
Para Steven Atlas, diretor de pesquisa de cuidados primários e melhoria de qualidade no Hospital Geral de Massachusetts, o novo estudo ainda não comprova os efeitos a longo prazo. Mas, segundo Atlas, a pesquisa deixa claro que há um mecanismo biológico que diferencia o uso de curto prazo do de longo prazo.
Link da notícia completa, clique aqui.