Fiocruz recruta voluntários para teste de remédio contra a COVID-19

O Paxlovid é um antiviral oral fabricado pela Pfizer e já recebeu autorização da Anvisa para uso emergencial.

Cognys

  • 15/06/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
O Paxlovid é composto por dois antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir (Fonte: iStock)

A Fiocruz está recrutando novos voluntários para testes do Paxlovid, um medicamento de uso oral utilizado no combate à COVID-19. Os voluntários devem ter 18 anos ou mais, apresentar sintomas e ter testado positivo para COVID-19 há menos de cinco dias, além de ter recebido a última dose da vacina contra a doença há mais de 12 meses.

Os testes do medicamento, desenvolvido pela farmacêutica Pfizer, serão realizados pelo  Instituto de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) no Rio de Janeiro. Segundo a Fiocruz, o protocolo do ensaio clínico é testar o Paxlovid em pessoas que não se vacinaram ou estão com o esquema vacinal incompleto (apenas primeira ou segunda dose). A fundação informou ainda que os voluntários passarão por uma avaliação médica com critérios mais detalhados. 

O Paxlovid já foi testado em estudos anteriores e apresentou uma eficácia de 89% na redução da hospitalização e mortes causadas pela doença em pacientes de alto risco, o que permitiu que seu uso emergencial fosse autorizado por agências regulatórias como a FDA, nos Estados Unidos, e a Anvisa, no Brasil.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: CNN Brasil