Estudo prevê aumento de 52% em cirurgias oncológicas até 2040

Em países de baixa renda, a morte de pacientes com câncer no estômago e colorretal é maior do que em países ricos.

Cognys

  • 22/01/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Estudo prevê aumento de 52% em cirurgias oncológicas até 2040. (Fonte: Revista Galileu)

Dois estudos publicados em renomados periódicos médicos indicaram que o número de cirurgias oncológicas deve aumentar cerca de 52% nos próximos 20 anos. Os estudos reforçam a necessidade da realização de melhorias nos sistemas de saúde para evitar mortes advindas de complicações pós-operatórias.

Além disso, de acordo com o levantamento, seriam necessários quase 200 mil novos cirurgiões e 87 mil anestesistas para que seja possível dar conta desse aumento no número de cirurgias. Isso gera preocupação em relação ao atendimento e à oferta desses procedimentos em países de baixa renda, principalmente.

De acordo com Sathira Perera, coautor do estudo e pesquisador da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, em comunicado “Esses resultados destacam a necessidade de agir rapidamente para garantir que as necessidades crescentes de força de trabalho em países de baixa renda sejam adequadamente planejadas”. Segundo ele “Deve haver um foco maior na aplicação de modelos de atendimento com boa relação custo-benefício, juntamente com o endosso do governo de evidências científicas para mobilizar recursos para a expansão dos serviços”.


Link da notícia completa, clique aqui.