Estudo aponta que pápulas são o principal sintoma da varíola dos macacos

Pesquisa diz que as feridas menores, principal sintoma neste surto, podem se concentrar no local onde aconteceu a infecção.

Cognys

  • 04/08/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
As pápulas têm sido apontadas como principal sintoma da doença. (Fonte: iStock)

Um estudo realizado na Espanha e publicado recentemente aponta que os principais sintomas da varíola dos macacos são diferentes neste surto que já atinge todos os continentes. A pesquisa realizada em diversos hospitais da Espanha contou com a participação de 185 pacientes.

Segundo a pesquisa, ao invés da tradicional manifestação cutânea da doença em bolhas ou grandes lesões em várias partes do corpo, o sintoma mais comum tem sido feridas menores. Essas feridas menores são chamadas de pápulas ou pseudopústulas e podem estar concentradas no local onde ocorreu a infecção, como a própria região genital.

No estudo, os pesquisadores esclarecem: "A maioria dos casos começa com lesões nos genitais, face, braços e mãos e região perianal. Essas lesões iniciais, embora de aparência semelhante a pústulas, não são pústulas, mas pápulas sólidas esbranquiçadas, sem conteúdo líquido".

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: CNN Brasil