Cientistas identificam 2 novas variantes do coronavírus no Brasil

Foram encontradas as variantes BQ.1.1.17 e BQ.1.1.18 em amostras colhidas em São Paulo; pacientes têm sintomas leves.

Cognys

  • 29/11/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Pesquisadores da faculdade confirmaram a presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus no Brasil. (Fonte: iStock)

O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) divulgou, nesta última segunda-feira (28), que pesquisadores confirmaram a presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus no Brasil. Segundo o centro universitário, os pacientes contaminados vivem em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Os pesquisadores do laboratório de sequenciamento genômico vem auxiliando os órgãos de vigilância no monitoramento da Covid-19 desde setembro de 2021. Os casos das linhagens que ainda não haviam sido detectadas no Brasil foram identificados em um lote com nove amostras. A maior parte era de pessoas infectadas com a variante BA.5, sendo que três eram da subvariante BQ.1.

As pessoas contaminadas pelas novas linhagens apresentaram sintomas leves de Covid-19. Até o momento, não há informações de que as novas linhagens sejam mais transmissíveis ou gerem efeitos mais graves do que as predominantes atualmente.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: Agência Brasil