Anvisa avalia pedidos de registro para testes da varíola dos macacos

A Agência já pediu informações complementares aos fabricantes e a decisão deve sair em breve.

Cognys

  • 08/08/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Enquanto a varíola dos macacos avança no país, a Anvisa analisa pedidos. (Fonte: iStock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na última sexta-feira (5), que já recebeu 2 pedidos de registro de testes para a detecção da varíola dos macacos. Atualmente, o diagnóstico é realizado através de ensaios moleculares de PCR - a mesma técnica utilizada para a COVID-19 e amplamente difundida para diagnósticos.

Segundo a Anvisa, os pedidos de registros realizados durante a semana passada foram das empresas Biomédica e CPMH - Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos LTDA. Após a solicitação, a Anvisa pediu informações complementares e dados para concluir a sua análise técnica.

Para decidir se concederá ou não o registro, a Anvisa vai avaliar 3 critérios técnicos: o processo de fabricação, a confiabilidade dos resultados e a efetividade para o diagnóstico. Atualmente, o diagnóstico é feito através de ensaios moleculares de PCR - um protocolo validado anteriormente e com metodologia desenvolvida pelo próprio laboratório de análise clínica.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: G1