Antiviral pode ser eficaz contra sintomas da varíola dos macacos, aponta estudo

Estudo revela que o antiviral tecovirimat foi capaz de encurtar a duração dos sintomas e o tempo de contágio.

Cognys

  • 26/05/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Os dois antivirais foram desenvolvidos para tratar a varíola humana. (Fonte: iStock)

Uma pesquisa publicada na última terça-feira (24) aponta que um antiviral pode ser promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo de contágio da varíola dos macacos em humanos. De acordo com os pesquisadores britânicos, o estudo analisou os 7 primeiros casos de pessoas infectadas a transmitir a doença dentro de um hospital e em ambiente doméstico fora do continente africano.

Os cientistas avaliaram as respostas dos pacientes aos antivirais brincidofovir e tecovirimat, antivirais desenvolvidos para tratar a varíola humana, e que já haviam demonstrado alguma eficácia em tratar a varíola dos macacos em animais. Ao todo, 3 pacientes receberam o brincidofovir e 1, o tecovirimat. O paciente que recebeu o tecovirimat teve uma duração de sintomas menor e expeliu o vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior.

Devido ao pequeno número de pacientes, os autores apontaram que mais pesquisas são necessárias para determinar a eficiência do tecovirimat. O antiviral já possui autorização da União Europeia para tratar a varíola humana, dos macacos e bovina, mas ainda não foi autorizado no Reino Unido.

Link da notícia completa, clique aqui.

fonte: G1