Tepotinibe: o novo aliado contra o câncer de pulmão

Conheça o novo medicamento oral capaz de tratar o câncer de pulmão de não pequenas células em estágio avançado.

  • 20/08/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Tepotinib: o novo aliado contra o câncer de pulmão. (Fonte: iStock)

Diversos tipos de câncer vêm encontrando novas formas de tratamento ao longo dos anos e da evolução da medicina. Um dos tipos mais comuns, o câncer de pulmão, tornou-se alvo recentemente após a descoberta de um novo medicamento para seu tratamento de dose única diária e administração oral.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, o câncer de pulmão foi o terceiro tipo de câncer com maior incidência em homens e o quarto no caso das mulheres. Ele pode ser dividido em dois principais grupos: pequenas células e não pequenas células (CNPC). O segundo tipo é o mais identificado, correspondendo a cerca de 80% dos casos da doença.

Incluídos no grupo de células não pequenas, encontram-se o adenocarcinoma e o escamoso, sendo o primeiro mais comum, representando 50% dos casos de CNPC. Entretanto, variações genéticas, como ALK, MET, HER2, K-RAS, BRAF E RET, podem levar a maiores divisões e influenciam diretamente no bom funcionamento de tratamentos e medicamentos anteriormente eficazes.

Conheça o novo medicamento para a doença aprovado pela Anvisa e as principais características que tornam a sua administração eficaz e inovadora para o tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células.

Tepotinibe e o tratamento do câncer de pulmão 

O medicamento produzido pela farmacêutica Merck é voltado para cerca de 3 a 4% dos portadores de câncer de pulmão avançado que se encaixam no grupo de não pequenas células.

O Tepotinibe foi autorizado antes mesmo de iniciada a fase 3 de testes, após a droga demonstrar uma taxa de resposta de 43% pelo período total de quase um ano; além de uma sobrevida de 17%. Os resultados indicaram que o remédio foi capaz de reduzir quase pela metade as chances de progressão da doença durante o tempo em que o estudo foi realizado, se mostrando diferencial em relação aos outros medicamentos já disponíveis.

O medicamento já foi aprovado pelo órgão regulamentador, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, ainda é necessário que seja aprovado e determinado seu valor pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para que ele possa ser comercializado no Brasil.

Todos os resultados iniciais do estudo com Tepotinibe foram publicados no The New England Journal of Medicine (NEJM). É possível conferir o estudo clicando aqui.

Anvisa e FDA

Atualmente, a Anvisa autorizou a utilização do Tepotinibe para o tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado, com mutação do tipo Skipping do gene METex 14. Administrado de forma oral, o remédio é administrado apenas uma vez ao dia e, até o momento, já demonstrou respostas consistentes no estudo chamado de “Vision”, que é o maior estudo já realizado com pacientes nas condições abordadas.

Antes que fosse autorizado pela Anvisa, no dia 3 de fevereiro de 2021 a agência reguladora americana de alimentos e medicamentos (FDA, na singla em inglês) concedeu aprovação acelerada do tepotinibe. A autorização se deu após resultados do estudo multicêntrico, não randomizado e aberto, com 450mg do medicamento por via oral, se mostrar satisfatório em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas metastáticas. 

Além disso, o medicamento apresentou reações adversas leves como náuseas, fadiga, dor musculoesquelética, edemas, diarreia e dispneia. Já em casos raros, o medicamento demonstrou riscos de causar hepatotoxicidade, toxicidade embriofetal e doença pulmonar intersticial.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

Cognys Meds

O Cognys Meds é uma ferramenta que utiliza tecnologia Micromedex e visa prover acesso facilitado a informações medicamentosas provenientes de bases confiáveis, com conteúdos de qualidade que ajudam a aumentar a eficiência do profissional de saúde; sejam eles médicos, enfermeiros e/ou farmacêuticos.

No Cognts Meds, os profissionais tem acesso a uma plataforma voltada para a interação medicamentosa, com ferramentas exclusivas, como a Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), que permite que os medicamentos de um paciente sejam organizados de forma a facilitar avaliações clínicas e cálculos acerca do mesmo e sua interação com outros medicamentos.

 

Através dele, também é possível realizar pesquisas de princípios ativos ou marcas de medicamentos no IBM Micromedex em português ou inglês, atualizado de acordo com os medicamentos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como ter acesso ao Cognys Meds?

Gostou da ferramenta e quer conhecer o salto de produtividade que o Cognys Meds pode trazer à sua equipe de trabalho ou à sua instituição? Entre em contato agora com a Dot.Lib clicando aqui e saiba mais.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

COGNYS
MEDICINA
câncer
tepotinibe
cancer de pulmao