Janeiro Branco e os desafios da saúde mental

No primeiro mês do ano é celebrada a campanha que reforça a importância da saúde mental, dos seus cuidados até o tratamento.

  • 12/01/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
A campanha do Janeiro Branco reforça a importância da saúde mental com ações de conscientização e palestras. (Fonte: iStock)

O início de ano é uma época marcada por reflexões: metas para o novo ano que se inicia, objetivos a serem alcançados e um olhar para o que pode ser melhorado em relação ao ano que se passou. Em meio a isso tudo, ainda somado ao cenário de pandemia que o mundo inteiro ainda sente os efeitos, a saúde mental se torna cada vez mais um tópico de discussão - tanto na comunidade médica, quanto na sociedade em geral.

Por isso, no primeiro mês do ano o calendário da saúde tem uma de suas campanhas mais tradicionais: o Janeiro Branco. A campanha tem como objetivo principal discutir a saúde mental, conscientizando sobre a importância do tópico e oferecendo suporte àqueles que precisam de ajuda médica relacionadas ao tema.

Por isso, neste começo de 2022, o Cognys destaca a campanha e toda sua importância, bem como as ações que ela busca realizar e os desafios que o tratamento da saúde mental pode encontrar diante do cenário pandêmico.

A campanha do Janeiro Branco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades. Portanto, para a OMS o conceito de saúde mental pode ser definido como “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Com o crescente debate acerca da saúde mental, que vem ganhando cada vez mais popularidade tanto dentro da comunidade médica como entre as pessoas em geral em seu dia-a-dia, a campanha do Janeiro Branco foi criada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em Minas Gerais. Desde então, a campanha se tornou um dos marcos do calendário da saúde no Brasil.

Um dos principais objetivos do janeiro branco é chamar atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, reforçando a necessidade de se falar sobre saúde mental em todos os âmbitos. Além disso, a campanha busca quebrar estigmas a respeito de transtornos mentais e/ou doenças mentais, permitindo que as pessoas fiquem cada vez mais a vontade para procurar ajuda em relação a sua saúde mental quando for necessário.

O mês de janeiro foi escolhido premeditadamente por conta do simbolismo em muitas culturas de que no início de um novo ano as pessoas estejam mais abertas a reflexões sobre suas vidas. Dessa forma, é mais fácil reforçar a importância com o cuidado com a saúde mental e emocional de maneira mais leve e direta.

Ao longo de todo o mês de janeiro a campanha do Janeiro Branco busca realizar ações em favor da saúde mental. Por todo o Brasil diversos setores da saúde se unem para promover cursos, palestras, oficinas, rodas de conversa e até mesmo ações diretas com o público em locais públicos. A criação da campanha também ajuda a reforçar a noção de que saúde mental é uma parte fundamental da qualidade de vida e facilita que o tema seja abordado nas diversas mídias disponíveis.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

Os desafios da saúde mental e os efeitos da pandemia

Desde a campanha realizada no ano passado, o Janeiro Branco tem enfrentado um novo desafio no tratamento à saúde mental: a pandemia de COVID-19. Embora o cenário para 2022 seja menos preocupante que o de 2021, a pandemia voltou a registrar um aumento de casos graças à variante Ômicron.

Isso afeta a campanha sob duas perspectivas: as possíveis limitações para buscar ajuda em relação à saúde mental, dada possíveis novas restrições para conter o contágio, e também um cenário de novas incertezas, que tem se mostrado um grande inimigo da saúde mental global.

A OMS estima que 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. A doença mental é a principal causa de incapacidade em todo o planeta, segundo a Organização. Diante de um cenário já preocupante, um estudo publicado em outubro do ano passado mostrou que a depressão cresceu 28% em 2020 por conta da pandemia.

Por isso, o Janeiro Branco 2022 se prepara para conscientizar sobre a importância de estar atento, ainda mais, aos cuidados com a saúde mental. Em um momento tão delicado quanto o atual, dentro de uma pandemia global, a campanha se faz mais necessária do que nunca.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

saúde mental
janeiro branco
cognys
janeiro branco 2022