FORTO: conheça a nova síndrome do ambiente corporativo

Saiba de que forma a condição acomete profissionais ao redor do mundo e de que forma ela se relaciona com a pandemia de COVID-19.

  • 08/10/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
FORTO: conheça a nova síndrome do ambiente corporativo. (Fonte: iStock)

Devido a pandemia de COVID-19, empresas em todo o mundo adotaram o home office como forma oficial de trabalho. A decisão foi tomada para conter a propagação do novo coronavírus que, até então, não dispunha de formas de tratamento ou vacina contra a infecção.

Após o início da vacinação em massa em diversos países, empresas vêm se encaminhando para o caminho oposto ao percorrido no início da pandemia, e retomando o trabalho de maneira presencial. No entanto, embora a situação da doença já esteja consideravelmente controlada em relação ao seu estopim, as companhias vêm encontrando uma grande dificuldade ao convencer os colaboradores remotos a retornarem para o trabalho presencial nos escritórios.

Nesse contexto, surgiu uma nova síndrome chamada FORTO (Fear of Returning to the Office ou Medo de Retornar para o Escritório, em tradução livre). Entenda de que forma a doença se desenvolve e como pode impactar na vida de colaboradores e empresas no retorno ao trabalho presencial.

O que é FORTO?

Fear of Returning to the Office (FORTO), é considerada a mais nova síndrome do ambiente corporativo. Definida como uma síndrome relacionada ao estresse, que pode ser identificado com maior frequência entre pessoas que tenham certa resistência a sair da zona de conforto, seja na vida pessoal ou profissional, a doença pode ser percebida através do conjunto de sintomas como: crise de ansiedade, fadiga e cansaço, medo constante e nervosismo.

Acredita-se que a síndrome seja desencadeada por conta do costume adquirido pelas novas culturas que o trabalho remoto desenvolveu. Seja ela em relação às vestimentas, comportamento em grupo e relacionamento interpessoal, linguagem corporal, etc. 

Além disso, durante o período em que o home office foi adotado, diversos funcionários foram admitidos nessas condições, sem ao menos conhecerem seus colegas de trabalho pessoalmente, gerando ansiedade e preocupação. E não para por aí, o deslocamento para o trabalho, e a preocupação com horários e o tempo gasto em transportes públicos são fatores igualmente importantes para que o quadro de FORTO se manifeste.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

Formas de combate à síndrome

Ainda que a COVID-19 não esteja totalmente vencida, o processo de retorno aos escritórios já é uma realidade, assim como o aumento dos casos da síndrome. No entanto, existem formas de evitar os sintomas causados por ela e reduzir a sensação de risco pela COVID-19, além de fazer do retorno uma experiência menos impactante em relação à saúde mental. Para isso, devem ser verificados os seguintes passos antes do retorno ao trabalho presencial.  São eles:

Em primeiro lugar, o retorno para o trabalho presencial deverá ser acompanhado de suporte socioemocional e alinhamento para que cada profissional esteja alinhado, e apresente aderência com a cultura da empresa. Isso poderá ser realizado através de workshops, aulas, cursos e demais atividades que auxiliem no caminho inverso do home office.

Ter um psicólogo ou especialista à disposição dos colaboradores é imprescindível para que a FORTO seja identificada rapidamente entre os que apresentarem o conjunto de sinais ou se declararem com a condição.

A recepção dos funcionários deve ser realizada de forma positiva e, preferencialmente, mantendo ainda a possibilidade de trabalho remoto em conjunto com o trabalho presencial. Desta forma, o novo hábito é gerado de forma gradativa, sem causar grandes impactos na fase de transição.

Por último, mas não menos importante, é fundamental manter o acompanhamento profissional daqueles que apresentarem sinais e sintomas da síndrome, avaliando a evolução de seu engajamento com a mudança individual e gradativamente.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

COGNYS
MEDICINA
forto
fear of returning to the office