Delta, terceira dose, passaporte: o glossário da pandemia

Conheça e entenda os termos relacionados à pandemia que estão sendo mais comentados nos últimos meses.

  • 01/09/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
A terceira dose da vacina contra a COVID-19 é um dos temas em alta nos últimos meses. (Fonte: iStock)

A pandemia de COVID-19 vem afetando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo desde seu início, nos primeiros meses de 2020. Desde então, as rotinas foram alteradas, a normalidade precisou se adaptar e hoje o mundo tenta, enfim, superar a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.

Desde o início, a pandemia tem trazido consigo um bombardeio de informações. De novas descobertas científicas a respeito do vírus e da doença à produção de novas vacinas; do surgimento de novas variantes à discussão de novas medidas de políticas públicas para conter o avanço da COVID-19.

Em meio a tudo isso, se manter sempre informado e a par de todas as últimas novidades é um desafio. Especialmente para os profissionais da saúde, que vivem uma rotina ainda mais atarefada e desafiadora em meio ao combate à COVID-19. Pensando nisso, o Cognys preparou uma lista com alguns dos termos relacionados à pandemia mais utilizados nos últimos meses. Confira a seguir.

Variante Delta

O termo “Delta” tem ganhado o destaque dos noticiários internacionais e das discussões científicas recentes. Ele se refere à Variante Delta do vírus SARS-CoV-2, uma das mais preocupantes no que se diz respeito à contaminação e proliferação do vírus pelo mundo.

A variante recebe esse nome porque, desde o fim de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu adotar letras gregas para identificar as diferentes variantes de preocupação.

A Delta ganhou mais destaque que as outras por seu potencial contagioso. Além de ter gerado novos surtos de COVID-19 pelo mundo, em países como a Índia, a Delta tem feito a ciência discutir e estudar a possibilidade de uma terceira dose da vacina contra a COVID-19.

Terceira dose

O próximo termo da lista preparada pelo Cognys diz respeito à vacinação contra a COVID-19, que, enfim, se encaminha para ser completada em todo o país. Até o dia 1º de setembro, pouco mais de 60% da população brasileira havia tomado pelo menos um das duas doses da vacina contra a COVID-19.

No entanto, o termo “terceira dose” ganhou força sob 2 pilares: o avanço da Delta e o avanço da vacinação no Brasil. Com isso, comunidade científica e autoridades sanitárias têm discutido se será necessário repensar o esquema vacinal, com a aplicação da terceira dose dentro de um ciclo vacinal satisfatório para garantir uma imunidade maior.

Na semana passada (25), o Governo Federal, a partir do Ministério da Saúde, anunciou que o país vai começar a distribuição da terceira dose a partir de setembro. Inicialmente, o público alvo serão idosos acima de 60 anos e pacientes imunossuprimidos (pessoas com baixa imunidade), com a vacinação feita preferencialmente com o imunizante da Pfizer. O ciclo vacinal será diferente para os dois grupos: para o primeiro, pelo menos mais de seis meses da imunização completa, e para o segundo, ao menos 28 dias.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

Passaporte da vacina

O último termo da lista é o chamado passaporte da vacina. O termo se refere ao comprovante de vacinação funcionando como um “passaporte”, permitindo autorização para frequentar determinados espaços, como eventos ou comércios.

Uma realidade em vários países do mundo, a discussão a respeito do passaporte tem ganhado força no Brasil à medida que a vacinação contra a COVID-19 avança e governos estaduais e municipais começam a adotar o uso como medida de contenção do avanço do vírus. É o caso de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

Por enquanto, o Brasil ainda não adotou nenhuma medida que valha para todo território nacional e nem emite nenhum certificado específico para o passaporte vacinal. Por isso, a carteirinha de vacinação segue como o comprovante do esquema vacinal no país.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

cognys
pandemia
covid-19
glossário