O mundo vem passando por diversas e frequentes transformações digitais, principalmente no que diz respeito à facilitação de tarefas comuns do dia a dia. Na realidade contemporânea, os aparatos tecnológicos possibilitam aos seus usuários experiências cada vez mais sofisticadas, que atendem a demandas, por vezes complexas, de modo mais ágil e prático.
Através dessa revolução tecnológica, diversos campos antes considerados tradicionais passaram a migrar também para o mundo digital. Com o credenciamento médico não foi diferente. Trabalhando à serviço da tecnologia, com o objetivo de trazer mais facilidade e benefícios ao médico, o Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com os Conselhos Regionais, desenvolveu o e-CRM.
Através de sua utilização, foi possibilitada uma atualização ainda mais adequada aos dias atuais. Por conta disso, o Cognys reuniu as principais informações sobre o uso e vantagens de adquirir um e-CRM. Confira.
O CRM Digital (Cédula de Identidade do Médico) é uma iniciativa dos Conselhos Regionais de Medicina para trazer mais segurança e facilidades para o médico.
Através de sua confecção, feita em material rígido, o cartão possui um sistema avançado antifraude e chip criptográfico utilizado especificamente para certificações digitais, que dificultam sua falsificação. Além disso, a leitura dos dados cadastrais contidos no cartão, feito de acordo com o ICP-Brasil, é realizada por meio de dispositivos eletrônicos de segurança específicos, que garantem ainda mais segurança.
Embora a novidade disponha de diversos benefícios, sua confecção não é obrigatória. No caso da não realização da certificação digital, sua carteira continuará valendo. No entanto, o médico deverá buscar uma Autoridade Certificadora (AC) que realize o processo de inserção do certificado padrão ICP-Brasil, se quiser utilizar os sistemas de informação.
O seu cartão e-CRM pode ser utilizado em todo o território nacional e possui diversas formas de utilização, sendo elas para uso profissional e pessoal.
O uso profissional do seu e-CRM te traz benefícios como:
Já em relação ao seu uso de forma pessoal, os benefícios são:
Para obter o seu e-CRM é necessário entrar em contato com o seu Conselho Regional de Medicina para solicitá-lo. No entanto, existem requisitos básicos para que seja possível fazer seu pedido junto ao conselho.
Entre eles, se faz necessário uma leitora de cartão inteligente e a instalação de um driver do seu hardware criptográfico (Cartão com chip PKI) fornecido pelo fabricante do equipamento, segundo regras do próprio CFM.
Os requisitos variam de acordo com o período em que o cartão foi adquirido. Mais informações sobre requisitos e processo de credenciamento você encontra no portal do Conselho Federal de Medicina, clicando aqui.
O CRM chama atenção para as boas práticas ao se obter a carteira. Em primeiro lugar, a carteira é pessoal e intransferível, não podendo ser emprestada a terceiros; Ela deverá ser feita seguindo o padrão ICP-Brasil. Certificados digitais fora dessa hierarquia não serão válidos; A carteira não deve ser plastificada, para não comprometer a visualização de dados e a imagem latente do mesmo e possui validade jurídica.
Além disso, a carteira dispõe de um PIN/PUK - senhas pessoais ou padrão para garantir a segurança de dispositivos - que deve ser guardado em local seguro, sem que possa ser utilizado por outrem e, em caso de erro em sua digitação e bloqueio, faz-se necessária a compra de um novo certificado.