Anamnese: 7 elementos principais para o atendimento ao paciente

Entenda os benefícios e a importância da anamnese para o cuidado ao paciente, e descubra os principais pontos para que o atendimento seja eficaz.

  • 08/07/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Anamnese: 7 elementos principais para o atendimento ao paciente. (Fonte: iStock)

O trabalho exercido pelo farmacêutico clínico engloba diversas vertentes, entre elas o procedimento de diagnóstico de pacientes. A compreensão deste setor é fundamental para que sejam utilizadas as condutas corretas, bem como a realização dos procedimentos necessários. Neste ponto, a Anamnese Farmacêutica entra em cena. 

Quando falamos de Anamnese Farmacêutica, falamos da coleta de dados através da entrevista com o paciente. Esta etapa é fundamental para o atendimento na Farmácia Clínica. Neste ponto, é necessário identificar e compreender todo o quadro clínico do paciente.

Pensando nisso, o Cognys Meds preparou esse conteúdo para trazer informações importantes no diagnóstico de pacientes enfermos, no contexto da Farmácia Clínica. Confira a seguir os 7 elementos principais para um atendimento eficaz e seguro.

7 elementos da anamnese

Identificação do paciente

Nesta etapa, o foco principal é o conhecimento do paciente. Aqui, é necessário que sejam feitas perguntas básicas e mais genéricas a seu respeito. São elas:

 

  • Nome Completo; 
  • Idade: Importante que seja avaliada, pois algumas patologias possuem fatores relacionados à faixa etária que podem levar a uma manifestação diferenciada da mesma;
  • Estado Civil;
  • Profissão (onde trabalha): Em alguns casos, dependendo do ambiente ou materiais utilizados durante o trabalho realizado, a saúde do trabalhador pode ser colocada em risco e resultar em doenças específicas;
  • Raça/Etnia: Raças e Etnias possuem particularidades genéticas, podendo ser afetadas de maneiras diferentes;
  • Contexto (procedência): É importante perguntar ao paciente se visitou regiões ou viajou recentemente, se tiveram contato com pacientes infectados por alguma doença ou estiveram em áreas de risco.
  • Hábitos de vida: O uso de medicamentos, consumo alcoólico, tabagismo, sedentarismo podem colaborar para a piora e desenvolvimento de doenças ou transtornos.

 

Queixa Principal (QP)

Quando falamos na Queixa Principal (QP) do paciente, deve-se dar enfoque à razão pela qual o paciente procurou assistência. Aqui, é importante perguntar quais são os sintomas sentidos e observar os sinais que o paciente está fornecendo naquele momento. Além disso, um facilitador neste e nos próximos atendimentos é escrever tudo aquilo que o paciente disse com as mesmas palavras.

História da Doença Atual (HDA)

Na História da Doença Atual (HDA) deve ser realizado o registro da doença ou do transtorno observado no paciente em questão, quando se iniciaram os sintomas, como foi, quais características foram observadas, qual a severidade da patologia, quando se observa melhora ou piora, com que frequência aparecem, etc. Todas essas informações vão construir a história da doença e vão auxiliar a compreender de forma assertiva o todo da patologia.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

História Patológica Pregressa (HPP)

Perguntar ao paciente doenças anteriores faz parte da fase de História Patológica Pregressa (HPP). Além disso, outras condições que podem vir a colaborar para o desenvolvimento da doença podem ser facilitadores do diagnóstico. Cirurgias e tratamentos precedentes e medicamentos recém utilizados também podem ser de grande importância no processo.

História Familiar (HF)

Avaliar o Histórico Familiar (HF) é de grande importância para o diagnóstico. Informações sobre o estado de saúde dos familiares, doenças pregressas identificadas na família e o contexto de seu acometimento.

História Pessoal, Social

Neste ponto são tratadas informações sobre as condições atuais e passadas de vida. Informações sobre sua gestação e possíveis complicações sofridas durante e após a gestação; evolução durante o crescimento; doenças na infância; vacinação ao longo da vida; trabalho exercido atualmente e previamente; relações interpessoais e sexuais, entre outros.

Essas informações podem levar a um entendimento macro da saúde física e mental do paciente.

Revisão de Sistemas

Devem ser realizadas perguntas sobre como está cada órgão, cada sistema: respiratório, endócrino, cardiovascular, renal, etc. O interrogatório é necessário para levantar hipóteses e podem sinalizar casos de maior complexidade e gravidade.

Bulário Cognys

Estar bem informado e atualizado em relação aos melhores medicamentos é fundamental na prática de qualquer farmacêutico. É pensando nisso que o Cognys Meds oferece o Bulário Cognys, uma ferramenta exclusiva que reúne todas as bulas - tanto profissionais quanto dos pacientes - disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sempre atualizadas e recentes.

Com o Bulário Cognys você fica por dentro de todas as informações relevantes relacionadas aos medicamentos que você receita e utiliza no seu dia a dia como farmacêutico clínico. Para saber mais sobre o Cognys Meds e o Bulário Cognys, clique aqui.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

farmacia clinica
anamnese