Agosto Azul Vermelho: conscientização sobre a saúde vascular

Conheça a importância da campanha no calendário da saúde e sua relevância no contexto da angiologia e saúde vascular no Brasil.

  • 27/08/2021
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Agosto Azul Vermelho: conscientização sobre a saúde vascular. (Fonte: iStock)

De acordo com o último levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, com base nos anos 2000 e 2019, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. As tendências foram observadas após análise dos índices de mortalidade e morbidade nas duas últimas décadas.

Para tentar frear a condição em âmbito nacional, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) desenvolveu a iniciativa do Agosto Azul Vermelho, uma campanha com o objetivo de trazer ao conhecimento público a importância dos cuidados preventivos que evitem problemas cardiovasculares, formas de tratamento e formas de prevenção.

Com a pandemia de COVID-19, foi observado um aumento de distúrbios psicológicos como a depressão, ansiedade e estresse. Esses fatores, por si só, geram maiores chances de desenvolver problemas cardíacos. Quando associados ao uso de cigarro e álcool, que também apresentaram aumento considerável de uso durante o período de isolamento, os riscos são ainda maiores. Portanto, saiba mais sobre a campanha realizada no mês de agosto e de que forma ela se tornou primordial na conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares.

A campanha do Agosto Azul Vermelho

O Agosto Azul Vermelho foi criado com o objetivo de levar informações e conhecimento à população a respeito de doenças que acometem a saúde vascular. Entre elas estão varizes, IVCs, tromboses, câncer e qualquer outra doença que esteja relacionada ao sistema cardiovascular.

Inserido no mesmo mês em que é celebrado o Dia do Cirurgião Vascular (15 de agosto), a campanha foi encabeçada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e conta com o patrocínio de importantes farmacêuticas para a realização de lives, postagens em redes sociais e vídeos explicativos nas redes sociais e principais portais do país.

A escolha das cores azul e vermelha para representar a campanha se dá em função da coloração das veias (azul) e artérias (vermelho). Além disso, a campanha dispõe também de um gesto oficial, representado pela letra V, de vascular e “Valorize a Vida”, frase escolhida como slogan pela SBACV.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)

A SBACV é a sociedade que atende à especialidade. Entre seus objetivos estão fomentar o estudo e promover o aprimoramento nos campos da angiologia, cirurgia vascular, angiorradiologia, dos profissionais que desejam evoluir e manter-se atualizados dentro da profissão, visando o desenvolvimento que tragam melhorias para seu campo de atuação.

Próximos eventos

O 47º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro de 2021, de forma híbrida, no Centro de Eventos da PUC-RS e online. 

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.

O 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular acontecerá durante os dias 15, 16, 17, 18 e 19 de agosto de 2022, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

COGNYS
MEDICINA
agosto azul vermelho
angiologia
cirurgia vascular