7 passos básicos para uma análise de prescrição

Para aqueles que estão iniciando o trabalho no campo da farmácia clínica, descubra como priorizar a análise de uma prescrição.

  • 28/01/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Para aqueles que estão iniciando o trabalho no campo da farmácia clínica, descubra como priorizar a análise de uma prescrição. (Fonte: iStock)

A Política Nacional de Medicamentos descreve a prescrição médica como “ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente, com a respectiva dosagem e duração do tratamento”. Portanto, a análise da prescrição, realizada pelo farmacêutico clínico, se mostra imprescindível para garantir bem estar e segurança do paciente durante a dispensação de medicamentos.

 

Neste processo, a atuação do farmacêutico se atém à análise de possíveis erros na prescrição e análise do cumprimento de todos os parâmetros básicos de indicação, posologia e contraindicações. Esse serviço vem sendo cada vez mais utilizado em ambientes hospitalares, a fim de aprimorar o processo medicamentoso e aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Para aqueles que estão iniciando o trabalho na área da farmácia clínica ou desejam  reforçar o processo básico de grande impacto na farmacoterapia, o Cognys preparou uma lista com os 7 pontos básicos para uma análise de prescrição por farmacêuticos clínicos. Confira.

7 pontos básicos para uma análise de prescrição de qualidade

Dose

O primeiro ponto que deve ser observado na prescrição diz respeito à dose do medicamento e se ela é realmente indicada para o paciente em questão. Para realizar a análise, é necessário que o farmacêutico busque as informações em bases como o Cognys Meds, a ferramenta inteligente de suporte à decisão clínica, desenvolvida com tecnologia IBM Micromedex.

Em casos mais específicos, as informações podem ser checadas através de artigos científicos. A Dot.Lib representa as principais editoras de artigos científicos do mundo. Portanto, sua instituição tem muito a ganhar com o acesso a esses conteúdos. Conheça mais no site.

Em último caso, a bula pode ser checada. Entretanto, por não ser uma ferramenta frequentemente atualizada, não se mostra como a opção mais indicada para essa finalidade.

Diluição

A maior parte dos medicamentos endovenosos precisam passar pela etapa de diluição para que sejam administrados. No entanto, esse processo pode resultar em um caso de incompatibilidade medicamentosa. Através dele, são observadas alterações físico-químicas na estrutura dos principais ativos envolvidos, causadas pela interação de dois ou mais fármacos.

Neste caso, a checagem de bulas é confiável, sendo uma das principais fontes de informações sobre o fármaco. Além disso, o Manual de Farmácia Terapêutica do seu hospital pode ser um grande aliado nesse processo e, caso sejam necessárias mais informações a respeito de fármacos, o Cognys Meds também poderá auxiliar.

Concentração

Após avaliar o soro a ser administrado, o próximo passo é calcular a concentração dessa solução que será infundida. Quando essa etapa é realizada, são evitados possíveis eventos adversos.

Para fazer o cálculo corretamente, é realizada a regra de três. As grandezas mais relacionadas entre si em cálculos de medicamentos pela enfermagem são concentração/volume (mg/mL) ou volume/tempo (mL/hora) ou (mL/minuto).

Velocidade de infusão

Cada um dos medicamentos possui uma velocidade de infusão adequada e recomendada. Através dessa informação, são reduzidos os riscos de ocorrência de eventos adversos, enquanto a efetividade de medicamentos é aumentada.

Para encontrar as informações de cada um dos medicamentos e suas especificidades, podem ser consultados Manuais de Farmácia e Terapêutica do seu hospital, artigos científicos e, neste caso, a própria bula.

Via de administração

Essa etapa é de grande importância, principalmente nos casos de medicamentos orais sendo utilizados por sonda, muito comuns em hospitais. O destaque desta técnica no ambiente hospitalar é justificado por ser uma via menos custosa e mais cômoda para o paciente. No entanto, está relacionada a uma série de riscos.

Portanto, é importante que seja verificada a viabilidade do uso do medicamento em questão, a forma como é preparada e administrada, e se está sendo feita de forma correta.

Posologia

Em relação à posologia para os medicamentos, é fundamental que seja prescrita observando as doses máximas recomendadas e visando sempre a comodidade do paciente.

Logo, recomenda-se também que seja prescrito, sempre que possível, medicamentos que apresentem menor quantidade de doses diárias. Desta forma, são reduzidos os riscos de erros na administração, garantindo um funcionamento adequado do fármaco, e reduzidos maiores desconfortos ao paciente. 

Aprazamento

Com o objetivo de aumentar a efetividade de um medicamento ou trazer maior comodidade, alguns fármacos possuem um horário preferido para serem administrados. Como por exemplo as estatinas, que apresentam um efeito melhor quando administradas à noite; ou os corticoides que devem preferencialmente serem administrados durante o dia por conta do cortisol.

Através do aprazamento, o enfermeiro organiza o plano terapêutico medicamentoso instituído ao paciente. Essa etapa requer conhecimentos fundamentais sobre farmacocinética e farmacodinâmica dos fármacos aprazados e administrados, já que a atividade influencia diretamente no bem estar do paciente e o sucesso em seu tratamento.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

Cognys Meds

Para auxiliar e otimizar o dia-a-dia do farmacêutico clínico, o Cognys Meds entrega um potente conjunto de ferramentas. Dentre elas estão a Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), que tem como objetivo fornecer informações sobre medicamentos e toda relação de fármacos que o paciente faz ou fará uso e o Bulário Cognys, sempre aliadas ao painel de interações medicamentosas.

O conjunto de ferramentas disponível no Cognys Meds trará um ganho de produtividade para o profissional e maior segurança para o paciente. Desta forma, os benefícios do produto vão afetar diretamente na qualidade do atendimento do paciente e na performance do farmacêutico em atuação.

Para saber mais sobre o Cognys Meds, acesse o site.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.

farmacia
farmacia clinica
meds
cognys meds
analise de prescriçao