5 conteúdos essenciais de farmácia clínica no Cognys

Confira a lista dos melhores conteúdos de farmácia publicados no Cognys e saiba o que há de mais relevante na área.

  • 15/06/2022
  • 0
  • 0
  • 0
Favoritar
Conheça os principais conteúdos voltadas aos farmacêuticos publicados no Cognys. (Fonte: iStock)

Um dos principais objetivos do Cognys, é entregar conteúdo de valor, relevante tanto para profissionais, quanto para estudantes. É pensando nisso que produzimos nossos conteúdos para ajudar aqueles que atuam no mercado de trabalho ou que estão nas instituições de ensino se aprimorando e/ou realizando pesquisas.

A seguir, confira uma lista com os 5 conteúdos de farmácia que já foram publicados no Cognys e são considerados os mais importantes relacionados à área. Os conteúdos vão desde a diferenciação da farmácia clínica e a farmácia hospitalar, até informações sobre medicamentos e interações medicamentosas, abrangendo uma extensa gama de conteúdos essenciais da farmácia clínica.

1. Farmácia Hospitalar x Farmácia Clínica

Conheça as diferenças entre a farmácia hospitalar e a farmácia clínica, duas das principais áreas de atuação dentro do mercado de trabalho da indústria farmacêutica. Embora ambas apresentem diversas semelhanças, as atuações se diferenciam, tanto na prática do dia a dia quanto na relação com o paciente.

Confira este conteúdo produzido pelo Cognys e entenda as principais diferenças e semelhanças entre as duas atuações. Além disso, conheça mais sobre a solução do Cognys Meds, que une a usabilidade Cognys à tecnologia IBM Micromedex para entregar o melhor resultado para sua atuação em diversas áreas de atuação farmacológica. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

2. Infusão prolongada de antibióticos: funcionamento na prática

Neste conteúdo voltado para a farmácia clínica, entenda como a infusão prolongada de ATB pode aumentar a efetividade e segurança das terapias para tratar infecções de bactérias multirresistentes. Esse é um conteúdo muito mais específico, que vai apresentar um nível mais rico de detalhes para a área em questão, utilizando termos técnicos e mergulhando a fundo na farmacologia clínica.

Entenda pontos como a diferença entre infusão prolongada e infusão intermitente, além de conhecer detalhes sobre como determinar a efetividade de um antibiótico, as categorias existentes para classificar estes medicamentos e de que maneira elas se dão. Conheça também a ferramenta oferecida pelo Cognys Meds que vai auxiliar sua atuação nas infusões. Para conhecer mais, clique aqui.

3. 5 pontos a serem observados na Conciliação Medicamentosa

Este é mais um mergulho no mundo da farmácia clínica, abordando um dos principais desafios dessa área para os farmacêuticos, que é a conciliação medicamentosa. Entenda como ela acontece, quais os principais pontos que o farmacêutico deve estar atento ao lidar com ela e qual a melhor forma de realizá-la.

O principal objetivo da conciliação medicamentosa é, justamente, evitar problemas relacionados a medicamentos que serão usados pelo paciente. Por isso, é missão do farmacêutico garantir que o paciente está fazendo o uso correto do mesmo, sempre atento à comunicação e ao cuidado com o paciente. Garanta mais segurança ao seu paciente e entenda melhor a interação entre medicamentos com o Cognys Meds, que oferece ferramentas como a Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA) que sugere qualquer possível interação. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre-se gratuitamente no Cognys e tenha uma experiência personalizada com nossos conteúdos!
Já tem uma conta? Faça login.

4. O que é a interação medicamentosa e como evitar

Neste conteúdo, o Cognys apresenta um guia básico sobre a interação medicamentosa, explicando sua definição, como ela pode acontecer e quais são os riscos que ela apresenta tanto para a prática do farmacêutico, quanto para a saúde do paciente em questão, que vão desde a perda de eficácia até a potencialização de seus efeitos.

Além disso, o texto apresenta exemplos da interação medicamentosa e como evitá-la na prática. Um dos principais aliados nessa batalha contra a interação medicamentosa é a tecnologia e um exemplo disso é o Cognys Meds com tecnologia IBM Micromedex. O Cognys Meds possui uma ferramenta exclusiva de interação medicamentosa para agilizar o seu processo e garantir a segurança de sua atuação no dia-a-dia. Conheça mais clicando aqui.

5. 7 passos básicos para uma análise de prescrição

O quinto e último conteúdo desta lista é um dos pilares da formação de qualquer faculdade de farmácia, a análise de prescrições. É um dos aspectos mais importantes da atuação de qualquer farmacêutico, que deve sempre se ater a possíveis erros e analisar se a prescrição cumpre todos os parâmetros definidos para a posologia e contra indicações.

Neste passo a passo, você vai encontrar uma explicação simples, porém completa, de como realizar uma boa análise de prescrições e quais os pontos mais críticos que devem ser observados no processo. Além disso, é possível entender como a tecnologia do Cognys Meds pode auxiliar e facilitar sua atuação também neste ponto. Para conhecer essa e outras vantagens do Cognys Meds, clique aqui.

Cognys
Cognys

O Cognys é uma solução digital completa, que entrega para o profissional da área de saúde os mais importantes recursos para ajudá-lo em sua rotina diária e aprimoramento constante.